sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Entrevista- Francinne Amarante (Blog Balaio Cultural)


O blog Balaio Cultural circula por diversos segmentos dentro do universo de cultura. Idealizado pela jornalista Francinne Amarante, o blog traz a agenda cultural de vários partes do Brasil. 

No Balaio é possível ler posts sobre shows, peças, exposições,dança,artes plásticas, cinema e literatura. 

O Farol 4 Cult conversou com Francinne sobre o uso do blog como canal de comunicação. 


Na entrevista ela comenta sobre as facilidades de uso do blog e de como ela aproveitou o espaço para divulgar todo o material que recebia como cd's e livros. Além disso fez algumas observações sobre a linguagem na internet.





Farol 4 Cult: Como surgiu a idéia do Balaio Cultural?

Francinne: ‘Balaio Cultural’ é um programa de TV que apresento, ou melhor, apresento vez em quando, se temos patrocínio.
É complicado. O espaço é caro, e a minha idéia sempre foi divulgar cultura para todos.
Levar uma programação de qualidade, se possível com entrada franca ou a preço popular.
Entrevistas bacanas, cursos em centros culturais, entre outros.

Aproveitando que as pessoas me enviam sugestões de pautas, indicações de cd, livros, poesias. Pensei que precisava fazer algo a respeito. Já que não tinha como colocar todo esse material nas revistas e nos sites onde trabalho, resolvi criar um blog.

F4C: Você já tinha feito algo similar?

Francinne: Divulgação cultural sim. Mas, com a estrutura de blog não.

F4C: Há uma relutância em dar crédito aos blogs? As pessoas ainda confiam mais nos canais de mídia tradicionais?

Francinne: Depende do blog, de quem escreve e de quem lê. Tenho amigos jornalistas que escrevem em seus blogs que são diariamente acessados.
Referente à mídia tradicional, acredito que existe ética em todos os veículos de comunicação. Mas talvez seja uma questão de tempo para uma melhor aceitação de blogs.


F4C: Se não existisse a ferramenta blog? Quais seriam as outras possibilidades dentro da proposta do Balaio Cultural?

Francinne: Tem um site que está em fase de construção. O que é bem mais complicado, devido ao custo e a estética.
Precisaria de uma pessoa para cuidar disso, já que eu não tenho muito traquejo. Apanho até dessa dona web.
O blog é bem mais prático.


F4C: Qual o alcance do blog? Como os internautas respondem ao que é publicado?

Francinne: Eu não tenho como mensurar. Estar na internet é algo gigantesco. É uma ferramenta que está em todas as partes, estamos ligados pela informação imediata. Pela verdadeira e pela falsa informação.

De uma forma positiva, tenho alguns leitores que visitam com freqüência o ‘Balaio’, acho que aos poucos vamos conquistando um espaço.

F4C: Você acha viável usar todos os recursos que um blog pode oferecer, tais como vídeos, hiperlinks, disponibilização de áudio? Ou você acredita que o uso de todo esse aparato pode sobrecarregar o leitor de informações?

Francinne: Eu gostaria de saber usar todos esses recursos. Acho bacana sim.


F4C: O que você acha das normas de texto para o blog com relação à maneira de como se escreve para a mídia impressa?

Francinne: A mídia impressa tem outra estrutura. A linguagem na mídia eletrônica é mais rápida e coloquial.
A informação é instantânea.


F4C: É possível traçar um paralelo com os textos escritos para rádio e tv? Ou é uma linguagem própria?

Francinne: Eu penso que só o fato de serem coloquiais, mas o rádio, a TV e a internet são linguagens diferentes.

F4C: O que os outros tipos de mídia podem aprender com os blogs?

Francinne: A fluidez na informação.
A ausência de “sub-sub-sub” editorias, nada mais do que o necessário para que as coisas aconteçam. Sendo assim, menos desperdício de tempo, dinheiro e lenga-lenga.
Todos precisam ser éticos. O Jornalista, o editor e o dono do jornal, do rádio ou da tv.

F4C: Alguma vez você sentiu o limite das ferramentas usadas? O que você gostaria de fazer no blog, mas ainda não é possível tecnologicamente?

Francinne: Para falar a verdade, eu sinto a minha limitação. Como as coisas andam rápido e precisamos aprender sempre.
Eu ainda não sei utilizar todas as ferramentas que me são oferecidas. Mas preciso aprender.

7 comentários:

Anônimo disse...

O Blog está de parabéns...

Francinne Amarante é uma pessoa ética, inteligente, bonita (por dentro e por fora), amiga, poeta, jornalista (que sabe o que escreve) e educada... Sim: muito educada!

Trabalho muitos anos no meio artístico e o pouco tempo que conheço esta moça, mostra que talento e respeito (verdadeiro) pela arte é algo que ainda posso acreditar. Francinne viaja com classe nesse universo...

"Fran" como chamo carinhosamente essa amiga, é minha parceira musical... Vocês acertaram na escolha!

Gostei da entrevista! Vale 10! Não... 1 milhão!

"Fran"! Um beijo!

Lailton Araújo

Leandro Wirz disse...

Que tal a sensação de estar do outro lado do balcão? Bjo e sucesso sempre

Farol 4 Cult disse...

Sim também concordamos. Ela é atenciosa e prestativa. Um caso raro nesse meio.
E achamos muito boa a proposta do Balaio Cultural de fazer a divulgação local e também de outras partes do Brasil.
Obrigado Lailton!

Adroaldo Bauer disse...

O Farol 4 ficou bonitão com a lindeza da Francinne aí.
E é bem legal o que ela diz simples e diretor do Balaio Cultural, que é muito mais rico.
Só indo lá pra conhecer, do que ela disse rápido pra vocês.
Ela também dá uma força enorme pro povo sem mídia, que faz cultura em Brasília, mas também no Tocantins, em Porto Alegre. Em diamantina, então...
É poeta.
Está por publicar um livro aguardado mais que bolo de chocolate com recheio de rum.
Eu também sou amigo dela e penso que ela é minha amiga sim, mesmo que a gente nunca tenha se visto. Transitamos em linhas magnéticas próximas no universo, nessa mesma galáxia.
Beijo, Frann.
Abraços pro Farol 4

Farol 4 Cult disse...

Adroaldo Bauer obrigados pelos elogios. Deu pra perceber que a Francinne é uma pessoa muito querida.
Mais uma vez obrigado.

Anônimo disse...

Bela entrevista com Francinne, exímia jornalista e grande amiga, fico feliz com esta escolha, fez a diferença!
Fran, maravilha.Cíntia Thomé
S.P. 5/11/2008

Farol 4 Cult disse...

Francinne é campeã dos elogios!!! Estamos orgulhosos por isso.
Obrigado Cíntia!