sábado, 4 de outubro de 2008

O impacto da Crise Financeira Mundial na Cultura


É díficil prever como o mercado financeiro vai se comportar nos próximos meses, logo após a crise no sistema bancário norte-americano. Há pouco espaço para especulações, e a única certeza é de que a economia mundial vai afetar de uma maneira ou de outra o bolso de cada um.

Economistas afirmam que vamos sentir o força da crise somente em 2009. Todos os setores serão atingidos, inclusive a indústria cultural.

Como se percebe boa parte do suporte que viabiliza a cultura vem do meio de empresas privadas. Grandes eventos como shows, exposições, musicais, cinema e outras linguagens artísticas estão intimamente ligados à grandes corporações.

Os maiores festivais de música do Brasil são patrocinados por marcas de operadoras de telefonia celular e marcas de bebidas alcoólicas e refrigerantes; exposições são financiadas por bancos privados, museus e centros culturais funcionam com o apoio de grandes marcas de empresas particulares.

Seguindo a ordem mundial de tomar cuidado com as aplicações, a reação natural dessas empresas vai ser diminuir os gastos que não são prioritários. Logo poderemos sentir que os eventos culturais vão sofrer sérios cortes de investimento.

Como o poder de compra dos consumidores de uma forma geral vai diminuir, as empresas que costumam patrocinar eventos culturais também vão recuar. Os produtores de shows, organizadores de exposições, administradores de museus e centros culturais vão ter que reinventar suas contas.

É certo também que o a lei de incentivo do governo federal também vai diminuir a sua oferta de dinheiro. Estatais como a Petrobrás e o Banco do Brasil que incentiva desde de peças, passando por exposições, cinema e shows podem reduzir seus financiamentos.

Resta saber se alguns desses eventos vão ser cancelados para o próxima ano, ou sofrerão mudanças graves.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008


Como já vem acontecendo há 8 anos consecutivos, São Paulo ira sediar novamente o Skol Beats, que ocorrerá no dia 27 de setembro.
Porém, esse ano o evento teve diversas mudanças, as quais animaram muito o público do evento : a primeira é o fato de que a enquete pelo site não serviu somente para selecionar o Line-Up (Artistas participantes), mas também para os fãs do evento escolherem a data e a disposição do evento. A disposição do Skol Beats foi escolhida da seguinte maneira: será um palco (assim como foi em todos os anos), juntamente com uma tenda ao lado do palco, criando 2 diferentes ambientes e estilos de música.
A segunda mudança foi algo tambem muito importante, pois irá ajudar a circulação de pessoas na entrada e saída do evento. Juntamente a compra do ingresso, você ganha um ticket de metrô e um de ônibus, para que não haja afunilamento nas principais vias da Capital, e também para evitar que aqueles que ficarem alcolizados não utilizem-se de carros e criem acidentes.
A terceira mudança do evento (com certeza, a mais aclamada pelos fãs), foi a escolha do Line-Up. Nas edições anteriores , os line-ups eram formados em maioria, por artistas que faziam sucesso na época do evento, mas poucos deles tinham uma carreira sólida e consagrada.
Nessa oitava edição do Skol Beats, haverá ninguém mais, ninguém menos do que o Dj número 1 do mundo, o holandês Armin Van Buuren, cuja carreira está consolidada em seu Radio Show "A State Of Trance" (o Radio Show de música eletrônica mais ouvido em todo o mundo, alcançando 32 países). Armin já veio ao Brasil esse ano, tocando nas duas principais casas noturnas de São Paulo , deixando no Brasil, milhares de fãs que ficaram maravilhados com seu trabalho.
Além de trazer o número um do mundo, o Skol Beats também terá a apresentação dos dois melhores Dj's da House Music, a dupla sueca Steve Angello e Sebastian Ingrosso. A dupla é dona do maior selo da House Music, o "Size Records"; além de serem mundialmente conhecidos pela chamada "Swedish House Mafia" (Mafia Sueca da House Music). Angello e Ingrosso são consagrados no mundo inteiro, tendo presença anual nos festivais de verão de Ibiza.
As outras escolhas dos fãs para o Line-Up internacional foram JUSTICE (Indie Dance - França) e Markus Schulz (Trance - Alemanha).
Mas se tem uma coisa que impressiona além desse Line-up internacional que tem somente os "Top Mag's" (termo que faz referencia a revista inglesa Dj Mag, a qual anualmente elege os 50 melhores Dj's do mundo), é a cena brasileira que fará parte do evento. Neste ano, o Brasil será muito bem representado com as quatro escolhas dos produtores do Skol Beats.
O grupo cearence de Electroclash, Montage, irá se apresentar pela primeira vez num grande evento. O grupo é muito famoso na internet, por ter várias faixas divulgadas no "Trama Virtual". Além do Montage, o dj revelação de 2007, e atual número dois da House Music brasileira, Fabricio Peçanha, fará no Skol Beats uma apresentação de uma hora meia, onde com certeza ele irá revelar ao público a sua nova produção, "Life is a Loop", que de acordo com o próprio Peçanha, será uma grande surpresa para o público que acompanha a House Music brasileira, pois terá diversas inovações.
O Skol Beats também trará duas apostas brasileiras que vieram se destacando nos Clubs noturnos de São Paulo. Killer on the Dancefloor e Mixhell serão as escolhas das quais a grande maioria do público desconhece. Conforme publicado no site do evento, o Skol Beats quer apostar todas as suas fichas nesses dois grupos, por isso, eles irão ser os dois primeiros a se apresentarem no palco principal.
Enfim, o Skol Beats 2008 tem tudo para ser o melhor evento de música eletrônica da America Latina, inovando tanto no método de seleção de Line-Up, bem como na forma de apresentação e as surpresas que haverão durante o evento.

Com certeza vale a pena conferir o festival.

Para quem quiser ter maiores informações, acesse: http://www.skolbeats.com.br/

Data: 27 de setembro

Horário - Início - 18:30 PM / Término - 8:00 AM

Local: Sambodromo do Anhembi