sábado, 15 de novembro de 2008

Eu penso por você, eu escolho por você


"Sempre que eu ouço a palavra cultura
Saco o meu talão de cheque
Sempre que ouço a palavra cultura saco o meu revólver"
Banda Felline (Cadão Volpato/Thomas Pappon)



A presença de grandes marcas no meio cultural é um dos grandes problemas que algumas artistas enfrentam na busca de espaço e de uma política cultural de distribuição mais justa. Basta observar que boa parte dos eventos beneficiados com leis de incentivo cultural estão na maioria das vezes associados à grandes marcas de corporações bancárias, marcas de cerveja, operadoras telefônicas, empresas de refrigerante ou de cartões de crédito.



Associadas à grandes empresas de mídia, essas corporações sem rosto se comportam como deuses que definem o que é bom ou ruim na agenda cultural do país. Basta abrir qualquer caderno de cultura dos jornais e observar que as grandes marcas compram os maiores espaços de anúncio, ganhando maior visibilidade nesses cadernos.



Do outro lado estão os artistas que não entram na grande roda de apostas da diretoria de um grande banco ou de uma operadora de celular. Eles ficam em último plano, sem nenhum destaque ou chance de mostrar o seu trabalho para o grande público que segue hipnotizado pelo último grito dos cadernos e revistas de cultura. 



Algumas iniciativas precisam ser tomadas. As leis de incentivo devem servir também aos artistas independentes que não têm o suporte de uma grande corporação por trás do seu trabalho. Espaços como o coletivo Overmundo precisam de uma divulgação maior. Público e artistas precisam se informar melhor sobre as corporações que patrocinam seus eventos.



Para saber mais sobre a invasão das grandes marcas no meio cultural, leia o livro Sem Logo de Naomi Klein. É assustador notar o poder dessas corporações. 
Aproveite para ver este curta inspirado no livro.


Arte: Capcreate 




sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Liberdade Ameaçada!!


Nesta sexta-feira dia 14 acontecerá uma mobilização contra o projeto de lei que impede parte da livre circulação de informações na internet. O projeto foi proposto pelo deputado Eduardo Azeredo (PSDB) e apresenta sérias proibições do livre uso da rede.

A manifestação vai ser organizada como um Flash Mob (aglomerações-relâmpago divulgadas na internet) foi marcada para às 18:00 na Av. Paulista, 900. Os organizadores pediram que as pessoas levem um papel com os dizeres: "Não ao PL de Azeredo".

A importância dessa manifestação é uma excelente oportunidade de impedir que mais um espaço público se torne refém de interesses privados. Guardadas as devidas proporções a rede ainda é um dos poucos lugares onde o conceito de democracia ainda existe.

Não podemos deixar que aspirantes ao Grande Irmão impeçam a livre troca de conhecimentos. E isso envolve a nossa liberdade como cidadãos em todos os sentidos de uso da internet.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

MIX BRASIL


São Paulo recebe a partir desta quarta-feira (12) até o dia 23 de novembro, a 16ª edição do MIX BRASIL - Festival de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual. O evento irá exibir mais de 200 obras nacionais e internacionais, dos mais variados gêneros, e têm em comum o uso de temas relacionados à diversidade sexual.

Neste ano o evento terá uma programação voltada para às produções israelenses, e o público poderá assistir à longas como "Antarctica", dirigido por Yair Hochner.

Durante o Festival irá ocorrer uma série de atividades paralelas como, oficina de roteiro, shows e debates, que serão apresentados pela atriz Marisa Orth.

Neste ano, o MIX BRASIL que é considerado o maior fórum de cinema GLBT da América Latina, terá 51 produções brasileiras. Número considerado recorde entre as seleções nacionais.

Na seção Mostra Competitiva Brasil, participam 20 curtas que serão avaliados por um júri de programadores de festivais internacionais do Uruguai, Espanha, Israel, Alemanha e Brasil.

A abertura do Festival acontece hoje ás 21h00 no Memorial da América Latina com a exibição do longa israelense “Antarctica". A sessão será exibida só para convidados.

O evento acontece em diversos espaços da cidade.
Para maiores informações sobre a programação acesse aqui.

Terceira Mostra de Curtas Fantásticos


Pela primeira vez em São Paulo acontece a Mostra de Curtas Fantásticos. O evento aborda somente filmes de temática fantástica que vai do horror, passando pela fantasia até chegar à ficção científica.


São 52 curtas que competem em diversas categorias como melhor filme de horrror, melhor criatura, ou até mesmo melhor susto.
Além disso vão ser exibidos longas nacionais e asiáticos.



A mostra acontece no Centro Cultural Banco do Brasil, Casa das Rosas, Biblioteca Viriato Corrêa, Biblioteca Roberto Santos e Cine Favela Heliópolis.


No site oficial da mostra você encontra todas as informações sobre a programação dos filmes, palestras e sinopses.



O Assassinato da Mulher Mental


Historietas Asssombradas (Para Crianças Malcriadas)

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Festa do Livro da USP


A Festa do Livro da USP, que acontece dia 12,13 e 14 de novembro, chega à sua décima edição como o principal evento do gênero no país. Organizado pela editora da Universidade de São Paulo, o evento convidou editoras voltadas para a produção acadêmica.


Muitas das editoras que vão participar não costumam ter um grande espaço na mídia e nem mesmo nas livrarias.


Um dos atrativos da festa é o compromisso das editoras de oferecer descontos mínimos de 50% para os leitores. Estão confirmadas mais de 100 editoras do Brasil.


O evento acontece no saguão do prédio de Geografia e História (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) de USP.
Av. Professor Lineu Prestes, 338
Cidada Universitária -São Paulo
Tel (11) 3091-1617
Horário: 09:00 às 21h
Grátis!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

"Mirem-se no exemplo daquelas mulheres, de Atenas"


"Esse espetáculo tem 3 horas de duração e contém cenas de nudez e violência" - Esse é exatamente o mesmo aviso dado pelo anfitrião de "Orestéia - O Canto do Bode" que acaba de re estrear no Galpão do Folias em São Paulo.
Dagoberto Feliz fica ao lado da bilheteria assim que inicía-se a venda dos ingressos, fazendo o primeiro contato com a platéia, interagindo com as pessoas afim de passar as informações acima.

O grupo Folias comemora em 2008 seu décimo ano de existência, e com isso convencionou-se que seria preciso realizar algo realmente marcante em forma de comemoração e homenagem a cia.
A produção "Orestéia - O Canto do Bode" reproduz a trilogia trágica grega escrita mais de 2500 anos atrás: "A Orestéia” de Ésquilo, que é constituída das peças "Agamenon", "Coéforas" e "Êumenides", mas está longe de ser uma simples reprodução.
A trilogia por si só trata da formação do estado grego democrático e justiça para sua civilização.
Com o objetivo de relativizar a cultura brasileira, inserindo nossa história no inventário grego a montagem mostra a essência humana retratada e repetida através dos anos.
Isso é feito de forma tão bela e sutíl que a platéia identifica exatamente qual é a época da história brasileira está sendo retratada a qualquer momento.
Sinopse: Agamenon, rei grego, para fazer a guerra aos troianos deve sacrificar sua filha Ifigênia, fazendo uma oferenda aos deuses para que eles permitam que os ventos soprem e conduzam seus navios em direção à Tróia.
Dez anos depois, na volta do rei vitorioso na guerra de Tróia, sua mulher Clitemnestra o mata, ajudada pelo amante, Egisto, e instala a tirania.
A segunda peça, “Coéforas” narra a volta do filho de Agamenon e Clitemnestra, Orestes, à terra natal para vingar o pai, assassinando o casal que tomara o poder e assim libertando o povo.
Na terceira peça “Orestes” é perseguido pelas Fúrias, divindades encarregadas da punição dos crimes de sangue, até ser julgado por um tribunal instituído pela deusa Palas-Atena.

As três peças nos falam por paralelo e analogia, a respeito da constituição do continente latino-americano na contemporaneidade: - é assim que aqui, a primeira delas tratará do populismo dos anos 50 e 60; a segunda das ditaduras dos anos 70 e 80; a terceira da redemocratização a partir das últimas décadas do século XX.
Destacam-se alguns momentos memoráveis, como a cena que as nulheres aguardam anciosas o retorno (ou não) de seus maridos da guerra de Tróia, representando naqueles olhos cheios de lágrima e rancor milhares de outras mulheres e homens que estão sempre a espera de uma absolvição ou liberdade que pode nunca chegar.
Outro momento memorável é o instante que a rainha Clitemnestra assassina seu marido, recém regressado vitorioso da guerra de Tróia, onde o próprio ator após sua morte fica em cena as próximas duas horas do espetáculo em forma de uma espécie de estátua memorial em sua própria homenagem.
Com riqueza em utilização de recursos cênicos, multimedia, luz, som; com auxílio estratégico do rádio, tv e cinema o grupo utiliza também a todo o tempo elementos fundamentais da cultura brasileira essenciais para a identificação imediata de cada um de nós como que está sendo mostrado no palco.
Ex: MPB, candomblé, noticiários verdadeiros entre outros.

O espetáculo re estreou no mês de Outubro, devido ao grande sucesso de sua temporada inicial nas férias de Julho, e continua em cartaz até o final de Novembro.

"Orestéia - O Canto do Bode" simplesmente deve ser assistido por aqueles que acreditam no comprometimento com as artes cênicas ligadas a questões de compreensão social da raça humana, brasileira e individual.


Sex/Sab às 20h e Dom às 19h (até 30/11)

Mais informações sobre espetáculo e da cia podem ser obtidos no próprio galpão (11) 3361-2223
Endereço: Rua Ana Cintra, 213São Paulo - SP ou no site http://www.galpaodofolias.com.br/ (imagens e sinopse)

O Negro Por Meio das Artes


Acontece na Semana da Consciência Negra o evento O Negro Por Meio das Artes. Organizado pelo Núcleo de Consciência Negra da Universidade de São Paulo (NCN-USP), o encontro traz vários artistas e pessoas ligadas ao movimento anti-racista e de valorização da cultura afro-brasileira.

Nos três dias do evento acontecerá debates, exibição de filmes tratando do tema, além de discursões sobre a contribuição do negro para as artes em geral.


O encontro é aberto ao público, tem entrada gratuita e não há necessidade de inscrição.
Para mais informações sobre a programação visite o blog O Negro Por Meio das Artes.




Serviço:
O Negro Por Meio das Artes
Quando: 17,18 e 19 de Novembro
Núcleo de Consciência Negra (NCN-USP)
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues
Travessa 4, Bloco 3
Cidade Universitária São Paulo
Ponto de referência: em frente à Escola de Comunicação e Arte (ECA)

domingo, 9 de novembro de 2008

Clientes do banco Itaú têm desconto no espaço Unibanco de Cinema


Ainda não se sabe ao certo o que muda na vida dos clientes dos bancos Itaú e Unibanco depois da fusão entre eles. Mais uma questão é certa, e interessa aos fãs de cinema das duas instituições. Foi decidido na última quinta-feira (07/11) que o Espaço Unibanco de Cinema vai dar descontos de 50% para os clientes do banco Itaú, o mesmo privilégio dos correntistas do Unibanco.

Embora a decisão já esteja tomada, os clientes do Itaú precisam esperar o anúncio oficial do novo banco, que por sua vez será o maior banco do Brasil, para poderem usufruir do benefício.

Roberto Setubal, presidente do Itaú, e Pedro Moreira Salles, presidente do Unibanco, falaram sobre o assunto durante uma entrevista realizada na sede do Unibanco em São Paulo. Salles recebeu um e-mail informando que o Espaço Unibanco estava recebendo diversos telefonemas de clientes do Itaú questionando sobre o desconto nos cinemas.

Moreira Salles informou que o desconto poderia ser concedido caso o Itaú pagasse a metade do ingresso, como é feito com o Unibanco. Roberto Setúbal por sua vez concordou, achando uma boa solução. Bem-humorado Salles respondeu o e-mail dizendo: "Pronto, começamos a tomar decisões em conjunto”.

O Espaço Unibanco de Cinema está presente em sete cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Juiz de Fora e Fortaleza.

Para maiores informações acesse:
http://www.unibancoarteplex.com.br/

Exposição Ilustradores na Galeria Choque Cultural


ILUSTRADORES é uma exposição que pode ser “lida”, como páginas de um livro. Cada parede, uma página. Uma ode à ilustração e uma mostra dos benefícios que a prática do desenho com briefing pode trazer ao fazer artístico. No sobrado da Choque Cultural.

Na primeira página pedimos licença aos mestres Rubens Matuck, Mariza Dias Costa, Alan Voss, Orlando, Líbero e Jaca. Mais que uma justa homenagem, a apresentação de algumas das maiores referências e inspirações para esse livro-exposição.

Na seqüência, abre-se um pop up de Whip, que faz uma instalação-colagem numa das paredes sala. Entrando na salinha do fundo, uma jam session de ET + Danielone, desenhos (alguns a quatro mãos) sobre skatedecks, discos de vinil, sobre quadros e paredes. Ao fundo, um cenário para Stephan Doitschinoff e, na saída da sala, os primeiros resultados das escavações que levaram aos objetos perdidos do Período Pre´-Butu, de MZK.

Subindo as escadas sob a colagem-sujeira do coletivo SHN, chega-se ao capítulo Novíssimos Talentos. Daniel Biléu explora o traço art nouveau, Jurubis nos mostra o mundo dos “chapas” da Via Dutra enquanto Sabrina Eras dá um toque girly ao capítulo.

Descendo para o subsolo, uma pausa para a propaganda: a Choque Cultural está lançando a nova Pacotêra de Natal e o incrível livro-objeto Xirugravuras!, encadernado à mão e inteiramente impresso numa gráfica de lambe-lambes, todo ilustrado com xilogravuras de artistas gaúchos. Pop e clássico…

NÃO PERCA!

Chega-se, então, às páginas ilustradas por Speto, outro clássico-pop, que funde diagramação e pintura em três paredes do porão. Na seqüência, Magoo Felix mostra seus novos pinos de boliche aerografados com tinta automotiva, devidamente polidos e encerados.

Nas páginas finais, um pop up de Rafael Coutinho e seus desenhos sobre cadeiras, o universo de personagens fófi-doente-perv-pop-naïf de Carlinha Barth e o pop-psico-expressionismo de Carlinhos Dias. E, pra finalizar, a sobremesa na saída, um balcão de bolos-esculturas em tricot de Márcia Lancellotti. Pode-se, então, fechar o livro (ou a exposição) ILUSTRADORES.

Serviço:


Rua João Moura, 997
São Paulo - SP
 (11) 3061-4051