domingo, 9 de novembro de 2008

Exposição Ilustradores na Galeria Choque Cultural


ILUSTRADORES é uma exposição que pode ser “lida”, como páginas de um livro. Cada parede, uma página. Uma ode à ilustração e uma mostra dos benefícios que a prática do desenho com briefing pode trazer ao fazer artístico. No sobrado da Choque Cultural.

Na primeira página pedimos licença aos mestres Rubens Matuck, Mariza Dias Costa, Alan Voss, Orlando, Líbero e Jaca. Mais que uma justa homenagem, a apresentação de algumas das maiores referências e inspirações para esse livro-exposição.

Na seqüência, abre-se um pop up de Whip, que faz uma instalação-colagem numa das paredes sala. Entrando na salinha do fundo, uma jam session de ET + Danielone, desenhos (alguns a quatro mãos) sobre skatedecks, discos de vinil, sobre quadros e paredes. Ao fundo, um cenário para Stephan Doitschinoff e, na saída da sala, os primeiros resultados das escavações que levaram aos objetos perdidos do Período Pre´-Butu, de MZK.

Subindo as escadas sob a colagem-sujeira do coletivo SHN, chega-se ao capítulo Novíssimos Talentos. Daniel Biléu explora o traço art nouveau, Jurubis nos mostra o mundo dos “chapas” da Via Dutra enquanto Sabrina Eras dá um toque girly ao capítulo.

Descendo para o subsolo, uma pausa para a propaganda: a Choque Cultural está lançando a nova Pacotêra de Natal e o incrível livro-objeto Xirugravuras!, encadernado à mão e inteiramente impresso numa gráfica de lambe-lambes, todo ilustrado com xilogravuras de artistas gaúchos. Pop e clássico…

NÃO PERCA!

Chega-se, então, às páginas ilustradas por Speto, outro clássico-pop, que funde diagramação e pintura em três paredes do porão. Na seqüência, Magoo Felix mostra seus novos pinos de boliche aerografados com tinta automotiva, devidamente polidos e encerados.

Nas páginas finais, um pop up de Rafael Coutinho e seus desenhos sobre cadeiras, o universo de personagens fófi-doente-perv-pop-naïf de Carlinha Barth e o pop-psico-expressionismo de Carlinhos Dias. E, pra finalizar, a sobremesa na saída, um balcão de bolos-esculturas em tricot de Márcia Lancellotti. Pode-se, então, fechar o livro (ou a exposição) ILUSTRADORES.

Serviço:


Rua João Moura, 997
São Paulo - SP
 (11) 3061-4051

Nenhum comentário: