segunda-feira, 3 de novembro de 2008

EM CARTAZ: Última Parada 174

Chega aos cinemas brasileiros, em grande circuito o filme: “Última Parada: 174”.
O longa metragem nacional entrou em cartaz na última sexta-feira, dia 31 de Outubro e já traz algumas polêmicas a serem discutidas.

Com a direção de Bruno Barreto (o mesmo de O que é Isso, Companheiro?) o filme traz a tona as questões sócio-econômicas e até culturais que levaram um jovem que teve a infância marcada por diversas tragédias em série, incluindo a morte da mãe e a chacina da favela da Candelária; a se aproximar do universo das drogas e do crime.
Além de se tornar morador de rua, e ter atingindo um nível de verdadeira exclusão social, o protagonista Sandro conhece e se identifica com Alessandro, um garoto igualmente solitário e carente, em condições muito parecidas. Juntos planejam um pequeno assalto que acaba tomando proporções enormes culminando na tragédia de tentativa de seqüestro de um ônibus em pleno tráfego cotidiano do Rio de Janeiro no fatídico 12 de Junho de 2000.

O filme é baseado em fatos reais e no documentário de 2002 “Ônibus 174”, dirigido por José Padilha.
“Quem não tem nada a perder não sabe quando parar” – frase slogan do filme expõe exatamente a questão ideológica que conduz o personagem ao triste desfecho de uma história real.
Onde mais uma vez a pobreza e carência moral e social fazem seu apelo de socorro em meio à realidade de crimes e decadência à qual são submetidas desde sempre.
E essa superexposição não as ensina viver de outra maneira.

O filme pode ser assistido de 31/Out/2008 à 06/Nov/2008 nos melhores cinemas de São Paulo.

A programação completa pode ser consultada no site www.cineclick.com.br

Nenhum comentário: