sábado, 8 de novembro de 2008

A maternidade em situação limite em "O Aborto Dos Outros"

Sob a direção de Carla Gallo, continua em cartaz em 2 cinemas de São Paulo o documentário "O Aborto Dos Outros"

A narrativa expõe diferentes casos isolados onde o aborto é provocado por mulheres nas mais diversas situações.

O documentário não identifica as mulheres que cederam a sua história para que ele fosse realizado, porém mostra todo contexto social que levou-as à prática do aborto (legal ou não). Além de utilizar uma óptica quase imparcial sobre um polêmico assunto, cujo qual é impossível ser imparcial.

São exibidas cenas de onde os abortos clandestinos são realizados sob condições de extrema falta de higiene e cuidados. Os diversos depoimentos mostram que não há como generalizar qualquer tipo de opinião sobre o assunto. Visto que devem ser analisados separadamente, caso por caso.
O documentário também traz a informação que o aborto já é praticado legalmente no Brasil em alguns casos de estupro; quando colocam em risco a vida da futura mãe, ou ainda quando o bêbe nascerá sem algum órgão vital para sua sobrevivência.

Deixando de lado os julgamentos morais sobre a responsabilidade de um ser humano decidir sobre a vida ou morte de um outro; O Aborto Dos Outros é uma produção específica sobre os direitos que a mulher têm sobre a sua própria vida, seu corpo e suas escolhas.
O próprio título do documentário pode ser encarado como uma crítica social, afinal é muito fácil analisar qualquer tipo de situação de risco estando fora dela, ou seja, sugere a idéia que é simples condenar ou não a decisão alheia.
"O Aborto dos Outros" emociona e revolta ao mesmo tempo.

O documentário ainda pode ser assistido em São Paulo nas salas do Shopping Villa-Lobos e HSBC Belas Artes, na Rua da Consolação.
Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site: http://www.cineclick.com.br/

Nenhum comentário: